Notícias

Porque o dinheiro flui para onde vai a atenção das pessoas

Neste artigo eu falo sobre o poder da Atenção e a Jornada do Cliente. Entender estes conceitos pode mudar o jogo na sua empresa.

Olá!

Neste meu primeiro artigo, eu quero estrear falando sobre o maior ativo do mundo. A ATENÇÃO!

Você gostaria de faturar mais com o seu negócio? Gostaria levar mais audiência para o seu negócio?

Não seria incrível alavancar suas vendas e escalar seu faturamento?

Pois com a internet isso é possível.

Quando eu estava começando, eu aprendi três lições importantes:

A primeira foi: O Dinheiro Flui Para Onde Vai a Atenção Das Pessoas:

Um dia, quando eu tinha 13 anos de idade, um amigo chegou na escola e me disse: “Samuel, estou ganhando dinheiro com meu blog!” Eu perguntei: “Como faz para ganhar dinheiro com blog?”

Aí ele me contou que quando as pessoas visitavam o blog dele, com a audiência que ele tinha, as marcas e empresas pagavam para aparecer lá. Para mim foi um momento histórico, um marco: eu entendi essa primeira lição com aquela idade, que o dinheiro flui para onde vai a atenção das pessoas.

Eu na hora que voltei para casa, pedi para a minha mãe me matricular em uma escola de fazer sites.

Coloquei o meu primeiro site no ar!

Fiquei esperando as pessoas visitarem e nada… aí eu aprendi a segunda lição: Precisamos de Fontes de Tráfego

É preciso ter alguma fonte de onde as pessoas virão para visitar seu site ou a sua rede social. Não adianta você ter muito a falar e as pessoas não te encontrarem.

Foi aí que eu achei que tinha tido uma ideia genial: entrar no Bate-Papo Uol. Puxava um papo com as pessoas e em um determinado momento eu falava do meu site. E pedia para a pessoa visitar.

Depois de fazer isso durantes dias, em uma tarde inteira, voltei ao meu site e eu estava com recorde de público, o ápice. Incríveis 7 pessoas online.

E aí eu aprendi a terceira lição:

Estas Fontes de Tráfego devem ser Escaláveis

É necessário ter algum jeito das fontes de tráfego crescerem exponencialmente, sem ser necessário um demandante trabalho braçal.

E hoje a internet é o melhor meio para atrair atenção para o seu negócio e ser uma fonte escalável!

Bill Gates certa vez disse:

“No futuro vão existir 2 tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”

Hoje qualquer empreendedor pode revolucionar o mundo de seus pequenos quartos utilizando apenas 1 computador com acesso a internet

Uma prova disso é que a maior empresa de táxi de mundo, não tem nenhum carro em sua frota... – Uber –

A maior empresa de acomodação do mundo, não tem nenhum imóvel e muito menos hoteis no seu nome... – Airbnb –

A varejista mais valiosa do mundo, não tem estoque… – Alibaba –

A empresa proprietária da mídia mais popular do mundo, não cria nenhum conteúdo. – Facebook –

E qual o diferencial dessas empresas e porque elas valem bilhões mesmo não tendo nenhum ativo sob posse deles?

Eles detém o MAIOR ATIVO que existe hoje!

A ATENÇÃO.

Hoje quem consegue captar a atenção das pessoas é quem consegue atrair um grande montante de dinheiro…

Porque como eu disse, “o dinheiro flui para onde vai a atenção das pessoas!”

Antes, a única opção era aparecer nas grandes mídias como a televisão.

Mas esse cenário mudou com a chegada da internet… ela democratizou isso!

Outra prova disso é que qualquer pessoa pode fazer sucesso do dia para noite gravando vídeos do quintal de sua casa…

Ou se tornar uma celebridade digital utilizando as redes sociais…

Youtubers, blogueiros, vlogueiros e etc… qualquer pessoa tem a chance de conseguir atingir milhões de pessoas... porque a internet eliminou as fronteiras!

E você pode estar a um clique de alcançar qualquer pessoa…

Antigamente uma empresa era considerada grande pelo número de funcionários, carros, lojas…

Hoje qualquer empreendedor pode construir um negócio sólido utilizando apenas 1 computador com acesso a internet….

E pode revolucionar um mercado inteiro do dia para noite…

Empresas como Alibaba, Uber, Airbnb, não têm nenhuma loja, estoque, hotel, frota de carros e mesmo assim são empresas com um valor bilionário.

Ignorar isso pode ser o caminho mais curto para o fim do seu negócio como foi para a Blockbuster…

Em 1999, a Blockbuster emitiu uma carta aos acionistas com a seguinte frase:

“A preocupação dos investidores em relação à ameaça das novas tecnologias é exagerada”

Nos anos 2000 a Blockbuster teve a chance de comprar a NETFLIX por 50 milhões de dólares… E rejeitou a oferta…

Em 2010 a Blockbuster declarou falência…

A Kodak desenvolveu a tecnologia da câmera digital muito antes dos seus concorrentes, mas ficou com medo perder seu “momento Kodak”... em 2012 a Kodak pediu falência.

Tem uma frase do Jack Ma, criador do Alibaba, que ele diz sobre o Walmart:

“Para conseguir 10 mil novos clientes eles precisam de construir um armazém novo, eu só preciso de 2 servidores”

E essa é a nova realidade que internet trouxe para os negócios e para as pessoas…

Hoje existe uma democratização da ATENÇÃO!

Quer um outro exemplo disso?

Antigamente, um presidente era eleito e convocava uma coletiva de imprensa….

Hoje ele faz uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.

Independente de qual seja o seu posicionamento político - e não quero ser de forma alguma parcial aqui! - podemos aprender muito com esta campanha, que foi essencialmente online.

E mesmo com menos de 5% do orçamento (declarado) da campanha do concorrente, foi bem sucedido, usando as redes sociais próximo dos seus eleitores, postando até fotos do seu café da manhã.

Muitos partidos apostaram nas estratégias que funcionaram em campanhas anteriores, sem considerar que as pessoas mudaram a forma como consomem informação.

A atenção das pessoas está focada naquilo que elas recebem no celular.

E qualquer pessoa tem acesso a milhões de pessoas ao mesmo tempo.

Eu quero te mostrar agora qual é a jornada do cliente, algo que eu ensino no meu livro: Atenção: O Maior Ativo do Mundo (livroatencao.com.br). São 3 passos que irão te ajudar a vender mais.

Vamos lá?

Passo 1: ATRAÇÃO DO INTERESSE:

Antes de mais nada, para chamar a atenção e atrair seu público, você precisa falar diretamente com ele. Seu cliente ideal precisa saber que você está falando com ele. Quanto mais assertiva e clara for sua comunicação, melhor.

Uma comunicação direta e assertiva faz a pessoa se identificar com isso. Já deve ter te acontecido de ver alguma palestra e falar “Uau, essa pessoa parece que está falando para mim. Exatamente para mim!” Este sentimento que queremos que você provoque no seu público-alvo. Esta conexão é muito poderosa.

Quanto mais você entender das dores e dos desejos seu público, melhor você vai explicar para ele qual a solução.

Quando você explica o problema do seu público-alvo melhor do que ele mesmo consegue explicar, ele automaticamente percebe que você tem a solução para o problema dele.

Você ganhou sua audiência aí.

Passo 2: DOUTRINAÇÃO

Agora é a hora de produzir conteúdo, mas você precisa ter a consciência do que está produzindo, qual o papel final que este terá nessa jornada.

Não basta simplesmente produzir um conteúdo, mas é necessário produzir algo que tenha um objetivo final, seja este uma venda ou a doutrinação de alguma ideia.

O conteúdo que você produz e disponibiliza gratuitamente deve estar alinhado com o que você vai vender posteriormente. Quanto mais ele educar sua audiência para a importância do seu produto, melhor.

Passo 3: CONVERSÃO

Parece que até agora já falamos bastante de conversão, isso porque a forma com que você atrai a atenção da sua audiência e a forma com que você se comunica com ela precisa estar 100% alinhada com que será vendido. Senão, você pode atrair um público gigantesco e não converter em vendas no final.

Uma das lições mais importantes que aprendi na hora de converter audiência em cliente é “vender o fim e não o meio”. Quando uma pessoa é muito boa no seu método e domina muito bem o conhecimento técnico, ele tem dificuldade de mostrar a transformação que sua audiência terá ao usar o método.

Seu público alvo quer a transformação, a solução. Muitas pessoas se esquecem disso e vendem o meio. Você deve vender para a sua audiência o resultado que ela terá aplicando seu método ou usando o seu produto ou contratando seu serviço.

Se você souber como dominar essa arte, o dinheiro vai fluir diretamente para você!

voltar