Notícias

6 Ferramentas Empresariais AI para Empresários com um Orçamento

A forma como o mundo funciona se modificou intensamente nos últimos anos, adaptando-seàs novas ferramentas e estruturas tecnológicas. Aos poucos, a forma como fazemos a gestão de nossas vidas fez com que também as empresas e os empreendedores começassem a compreender que a tecnologia poderia ser útil para garantir o sucesso de seus negócios e facilitar suas tarefas.

A forma como o mundo funciona se modificou intensamente nos últimos anos, adaptando-seàs novas ferramentas e estruturas tecnológicas. Aos poucos, a forma como fazemos a gestão de nossas vidas fez com que também as empresas e os empreendedores começassem a compreender que a tecnologia poderia ser útil para garantir o sucesso de seus negócios e facilitar suas tarefas.

As novas dinâmicas sociais e culturais tiveram, por isso, um impacto bem visível no mundo corporativo, já que apenas com a integração desses meios eletrônicos é possível responder a todas as exigências de um negócio e de seus públicos.

À medida que os processos tecnológicos evoluíam, o aparecimento de recursos como Inteligência Artificial (Artificial intelligence/IA) exerceram um forte impacto nas ferramentas disponíveis e fizeram com que as escolhas corporativas se modificassem para integrá-las.

De fato, a introdução desse tipo de ferramenta foi a grande responsável pela modificação estrutural de diversos setores, incluindo ao nível da criação de negócios, da definição de uma imagem; na produção, estoque e exportação de produtos; no estabelecimento da proximidade com os clientes e na própria gestão das pessoas que trabalham numa empresa.

As novas ferramentas, ofertadas pela evolução da AI permitem, assim, que o mundo empresarial funcione de uma forma mais simples e dinâmica, ao mesmo tempo que facilitam o trabalho de qualquer empresário com um orçamento.

Venha conhecer 6 ferramentas com base na AI que podem melhorar a gestão de sua empresa.

1. Recolha e análise de dados

A recolha de dados é fundamental para que uma empresa compreenda se e como está chegando ao seu público-alvo.

A análise das métricas era, como pode imaginar, algo bem complexo sem o apoio de ferramentas digitais. Ainda assim, o desenvolvimento da AI permitiu que surgissem novas ferramentas para apoiar o empresário nesse processo através de aplicativos como a Moreapp e plataformas de análise estatística como o SAS.

Esse tipo de ferramenta permite a um empreendedor conhecer seus dados, coletando, tabulando e analisando a ação dos usuários de seus websites. Elas irão ainda realizar análise avançada e fazer a produção de gráficos que ajudam a compreender essas métricas.

A inteligência empresarial será, dessa forma, melhor estudada; o que permite a avaliação dos resultados e a reavaliação das estratégias para melhorar o potencial de sucesso.

2. Design da marca

Na atualidade, para que uma empresa possa obter o êxito pretendido, é essencial que tenha em atenção alguns aspetos relacionados com sua imagem.

Uma imagem que apele aos consumidores e a distinga dos demais, com traços sóbrios e um estilo próprio, podem garantir uma grande vantagem num mercado que, como sabemos, está cada dia mais saturado.

A reputação da marca, bem como a capacidade de um cliente recordá-la, dependem muito das componentes visuais da mesma. Para isso, ferramentas como as disponibilizadas pela Tailor Brands são ideais para garantir que uma marca é mais apelativa e transforma potenciais clientes em consumidores efetivos.

3. Serviços de apoio ao cliente

O atendimento ao cliente é outro dos princípios que nenhuma marca deve esquecer, já que a comunicação é um dos elementos mais importantes em qualquer negócio.

Assim, um empresário com um orçamento deverá sempre buscar ferramentas que facilitem essa interação com o consumidor, descomplicando o processo.

Ferramentas baseadas na AI, como a brasileira Zenvia são exemplo de opções para garantir um melhor atendimento ao cliente, seja via chat, email ou aplicativos de mensagem. Algumas dessas ferramentas já são, até, capazes de responder de forma automática às principais questões dos clientes, reconhecendo palavras-chave nas suas perguntas.

4. Geração de Leads

A geração de Leads é fundamental para que um negócio possa obter o sucesso online. O Lead é gerado mediante o fornecimento, por parte de um potencial cliente, de seus dados de contato. Esses dados (usualmente, o nome, email ou telefone) são fornecidos para que essa pessoa possa acessar algo exclusivo no website ou blog, tal como ebooks, Templates, workshops gratuitos ou outra oferta com valor.

Ao gerar um Lead, a empresa tem a oportunidade de contatar o cliente, o que pode oferecer uma taxa de conversão positiva, ao transformar um contato num cliente.

Uma vez que essa tarefa é morosa e exigente, os meios tecnológicos buscaram formas de solucionar o problema, criando ferramentas ancoradas na AI, como o Leadberry, que permitem automatizar o processo, recolhendo dados e garantindo o seguimento do processo, através do envio automático das informações desejadas.

5. Criação de conteúdos

A criação de conteúdos é fundamental para que uma empresa consiga fazer face a seus concorrentes e obter o êxito desejado. Para isso, muitas empresas estão criando plataformas digitais com blog, onde criam conteúdos baseados em SEO (Search Engine Optimization) capazes de colocar o nome de suas empresas no topo das pesquisas dos motores de busca, como o Google.

Claro que muitas empresas não têm copywriters interinos para escrever seus artigos e é por isso que algumas ferramentas podem ser úteis para conseguir os melhores artigos, nos quais sejam utilizados os princípios do SEO, que denotem pesquisa, que incluam as principais palavras-chave e que garantam a qualidade que permite o destaque do negócio nos meios online.

Ferramentas como a Textbroker disponibilizam os recursos que permitem a criação desses conteúdos, oferecendo um preçário interessante para os empresários terem acesso a seus artigos e traduções.

6. Gestão de recursos humanos

Gerir os recursos humanos é algo que também está sendo feito com recurso a ferramentas que permitem uma seleção mais simples de candidatos e, após a contratação, um melhor acompanhamento da produção dos funcionários.

Além de facilitarem bastante o processo de recrutamento, ferramentas como Gupy (uma ferramenta ATS / Applicant Tracking System) permitem rastrear os candidatos e apoiam todos os processos, desde sua seleção até à avaliação e admissão.

Além disso, algumas ferramentas também estão permitindo identificar o desempenho individual e aplicar estratégias que promovam melhores resultados e minorem o percentual de erro humano. Para isso, essas ferramentas de AI estão analisando fatores como os custos, as faltas e a performance das pessoas que trabalham na empresa.

voltar