Notícias
"Future of Jobs": veja os top 10 de habilidades para 2023 e as essenciais para desenvolver até 2027
Habilidades cognitivas são consideradas as mais importantes, mas liderança e influência social serão cada vez mais decisivas
O relatório “Future of Jobs” é um estudo anual, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, que analisa as tendências globais do mercado de trabalho e as habilidades mais procuradas pelos empregadores em diferentes setores da economia.
O estudo deste ano, publicado recentemente, previu as habilidades mais procuradas pelos empregadores agora e nos próximos anos. Segundo a nova edição do relatório, 44% das habilidades atuais ficarão obsoletas até 2027 devido ao avanço tecnológico, o que torna importante aos profissionais desenvolver e aprimorar as habilidades em alta demanda para se manterem competitivos no mercado de trabalho.
As 10 habilidades para 2023 (“Future of Jobs”)
- Pensamento analítico (cognitiva)
- Pensamento criativo (cognitiva)
- Resiliência, flexibilidade e agilidade (autoeficácia)
- Motivação e autoconsciência (autoeficácia)
- Curiosidade e aprendizagem contínua (autoeficácia)
- Alfabetização tecnológica (tecnológica)
- Confiabilidade e atenção aos detalhes (autoeficácia)
- Empatia e escuta ativa (trabalho em equipe)
- Liderança e influência social (trabalho em equipe)
- Controle de qualidade (gerencial)
As habilidades cognitivas são consideradas as mais importantes, com o pensamento analítico em primeiro lugar, seguido pelo pensamento criativo e habilidades de autoeficácia, como resiliência, flexibilidade, agilidade, motivação e autoconsciência.
“Cada dia vemos mais interesse em ter pessoas com pensamento analítico e pessoas com criatividade”, destacou Saadia Zahidi, diretora-gerente do Fórum Econômico Mundial, em entrevista ao podcast Radio Davos.
Mas, conforme mostra o relatório, também se tornou muito importante ter habilidades de liderança e influência social, além da capacidade de trabalhar com outras pessoas. As características que nos fazem humanos nos tornam capazes de nos relacionar uns com os outros e de produzir inovação.
As 10 habilidades para desenvolver até 2027 (“Future of Jobs”)
- Pensamento criativo (cognitiva)
- Pensamento analítico (cognitiva)
- Alfabetização tecnológica (tecnológica)
- Curiosidade e aprendizagem contínua (autoeficácia)
- Resiliência, flexibilidade e agilidade (autoeficácia)
- Pensamento de sistemas (cognitiva)
- IA e big data (tecnológica)
- Motivação e autoconsciência (autoeficácia)
- Gestão de talentos (gerencial)
- Orientação de serviço e atendimento ao cliente (engajamento)
As empresas pesquisadas acreditam que o pensamento analítico e o criativo serão as habilidades que mais crescerão em importância nos próximos cinco anos. Sua justificativa é que o raciocínio e a tomada de decisões são atualmente as tarefas menos automatizadas no local de trabalho e representam apenas 26% da automação de tarefas.
Prioridades de treinamento
O relatório também revelou que seis em cada 10 trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade terá acesso a oportunidades de treinamento adequadas. No entanto, 82% das empresas planejam investir em aprendizado e treinamento no trabalho para aprimorar e requalificar seus funcionários.
Por fim, o relatório destacou que habilidades de liderança e influência social estão se tornando cada vez mais importantes, sendo uma prioridade particular em setores como a indústria automotiva, aeroespacial, de infraestrutura, cadeia de suprimentos, transporte e manufatura avançada. A IA e o big data também estão em destaque, com um crescimento de 60% na demanda previsto até 2027.
* Tatiany Melecchi é é autora da ATD Sales Enablement Community of Practice e CEO fundadora da Consultoria Transforma People & Performance.