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Veja cinco dicas para abrir negócio no ramo de alimentação
Para evitar riscos é preciso ter um diferencial e apostar na qualidade dos serviços.
O setor de alimentação fora de casa é um "prato cheio" para os empreendedores. Ele faturou R$ 235 bilhões somente em 2011, segundo Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
Apesar disso, a competição é grande: apenas na cidade de São Paulo existem 12.500 restaurantes, alguns deles entre os melhores do mundo.
Para evitar riscos é preciso ter um diferencial e apostar na qualidade dos serviços. "Você só tem uma chance para conquistar o cliente. Se ele não gostar vai direto para o concorrente ao lado", diz Luis Felipe Campos, diretor da rede de franquias Seletti Culinária Saudável.
O empresário, que é formado em hotelaria, tem experiência de 20 anos no setor de alimentação, tendo sido dono de diversos bares e restaurantes. Abriu a Selletti em 2007 antecipando a tendência de comida saudável e, hoje, sua rede já conta com 40 lojas, entre próprias e franquiadas.
Confira suas dicas para empreender no segmento:
ROTINA
Quem possui um negócio no ramo sabe que a rotina é intensa. São finais de semana, feriados e noites trabalhando, lidando com o constante apetite do público. "Pense bem se é isso mesmo o que você quer fazer. É um setor que exige sacrifícios pessoais, que só valerão a pena se você gostar realmente do que está fazendo", afirma Campos.
Além disso, o proprietário tem que lidar com os clientes e ficar de olho no salão. "As pessoas sentem mais confiança quando são atendidas pelo dono ou percebem que ele está presente, pois sabem que alguém está cuidando da qualidade do serviço."
MODISMO
Ao escolher o tipo de estabelecimento que vai abrir, seja próprio ou franquia, fique atento para evitar os modismos da época. Será que aquela tendência de iogurtes é realmente sustentável ou estará acabada no próximo verão?
"É difícil prever, por isso é preciso fazer muita pesquisa e analisar como o segmento está se comportando, observando seu histórico no Brasil e no mundo."
DIFERENCIAL
Como existem muitos concorrentes no ramo é preciso se destacar. Quando estiver montando seu plano de negócio analise os pontos fracos e fortes do que você está pretendendo oferecer.
"É preciso ter uma vantagem, seja no preço, variedade ou experiência oferecida. Existem diversas coisas que você pode tentar para ser diferente, mesmo que seja em apenas uma coisa."
MUDANÇAS
Se você conseguiu sobreviver aos primeiros meses, saiba que as mudanças no cardápio são importantes para qualquer um no segmento. "São poucos os lugares que ainda atraem oferecendo os mesmos pratos por anos. Ter novidades motiva o cliente a voltar e lhe dá a oportunidade de modernizar ou retirar opções que não fizeram sucesso."
Uma alternativa, segundo Campos, é chamar clientes assíduos para experimentar gratuitamente os novos pratos, testando-os e ao mesmo tempo fidelizando a clientela.
ESTOQUE
Lidar com alimentos exige uma atenção especial para o estoque. Ele é perecível e todo o dinheiro que você investiu nele pode se perder se não for consumido.
A dica aqui é saber bem o que vende e o que não. "Se aquele peixe não está sendo pedido, promova o produto e o ofereça como especial do dia. O importante é ser ágil e vender com rapidez."