Notícias

Como construir a identidade do meu escritório contábil?

Ter uma identidade própria é algo essencial para qualquer empresa, independentemente da sua área de atuação. Afinal, é por meio dela que as pessoas se lembrarão da marca e poderão escolhê-la — e até indicá-la — diante de tantas opções.

Ter uma identidade própria é algo essencial para qualquer empresa, independentemente da sua área de atuação. Afinal, é por meio dela que as pessoas se lembrarão da marca e poderão escolhê-la — e até indicá-la — diante de tantas opções.

Por esse motivo, o branding (e, consequentemente, a identidade) é muito importante e os empreendedores estão começando a dar o valor que ele merece. É o trabalho de construção da imagem e identidade da corporação diante do mercado e, quando é bem feito, o negócio se fortalece.

Quer aprender a construir a identidade do seu escritório contábil? Então confira o post de hoje:

Construa seu logotipo

O primeiro passo para acertar no branding para escritórios é construindo um logotipo poderoso. Ao estruturar sua empresa, separe capital para contratar um bom designer, afinal, é por causa desse serviço que as pessoas verão efetivamente o seu empreendimento e se lembrarão dele. Além disso, é interessante fazer uma pesquisa de mercado para fugir das imitações — qualquer semelhança excessiva pode ser mal interpretada.

O design do logotipo precisa estar em consonância com o seu público-alvo e suasestratégias de marketing, pois ele é a vitrine visual da personalidade e dos ideais de uma companhia. É preciso expressar com nitidez e autenticidade a sua história para os clientes, da maneira mais assertiva e autêntica possível.

Você pode optar por utilizar um símbolo que represente a empresa ou adotar apenas uma tipografia. Existem bons exemplos para ambos os casos, como a TV Globo ou a Coca-Cola, respectivamente. Também é possível mesclar esses elementos, mas o importante é que ambos sejam marcantes e fáceis de identificar quando vistos. O uso das cores também ajuda a mostrar como a marca quer ser vista, por exemplo, azul transmite mais seriedade e o vermelho, por sua vez, força e poder.

Na hora de definir a identidade visual, é preciso pensar em como essa marca pode ser aplicada tanto em documentos oficiais da empresa, quanto em outros elementos, como na decoração do espaço físico, site e perfis em redes sociais. As cores da empresa devem ser respeitadas nessa construção para que tudo fique uniforme e coerente, o que ajuda bastante na identificação do público.

Invista no marketing contábil

Investir no marketing contábil também é uma atitude essencial para criar a identidade do seu escritório. As principais ações nesse setor devem envolver a internet, especialmente se você não tiver muito dinheiro para investir. O site oficial é um bom começo: crie conteúdo próprio, que sirva para facilitar o entendimento dos clientes sobre seu negócio. O mais importante, além de ter um endereço virtual, é que ele consiga manter a identidade visual da empresa no mundo físico. Se seu escritório busca se comunicar de maneira sóbria e direta, por exemplo, isso terá que ser seguido no seu site.

Hoje em dia, o site é a porta de entrada de muitos clientes para o seu escritório de contabilidade, portanto, não deixe de investir em uma página bem estruturada e convidativa, com informações claras e precisas sobre a sua atividade. Invista no design responsivo para que o seu site funcione perfeitamente em dispositivos mobile, cuide dos elementos gráficos para que eles sejam leves e carreguem rapidamente, e desenvolva um conteúdo exclusivo e focado nos seus objetivos de negócio.

Quanto mais enxuto for o seu site, mais facilmente os visitantes encontrarão as informações, portanto, seja assertivo ao criar páginas, tópicos, menus e títulos. Por exemplo, você pode ter uma aba “quem somos”; uma “serviços”; uma que direcione para o blog, com o título “blog”; e outra para contato. Tudo o que for além disso passa a ser supérfluo, a gerar mais demora no carregamento do site — e mais impaciência no visitante.

A presença nas redes sociais também é importante, pois isso proporciona ao seu público mais um canal de comunicação com seu negócio. Além disso, essas mídias são ótimas para saber o que é falado sobre o empreendimento e até sobre a concorrência. Crie um perfil oficial em cada rede relevante para sua área de atuação e busque desenvolver boas estratégias de comunicação com esse público.

Ao comunicar os atributos da sua marca com qualidade, o marketing consegue despertar confiança, credibilidade e carisma tanto nos seus clientes, quanto nos seus potenciais clientes (leads). Mais seguros sobre como a sua empresa atua, esses leads e clientes procuram pelo seu escritório de contabilidade com mais frequência, o recomendam para outras pessoas e atuam como verdadeiros formadores de opinião sobre os seus serviços.

O marketing ajuda ainda a destacar os seus diferenciais, como atendimento personalizado e na casa do cliente; um aplicativo de acompanhamento de processos que você oferece; o know how da sua equipe de contadores; preços e formas de pagamento facilitadas; entre outros.

Fortaleça a sua identidade: Especialize-se

Outra forma de trabalhar a identidade do seu escritório é especializando-se em uma áreae construindo o seu branding em cima disso. Afinal, esse é um jeito de fazer com que sua empresa seja sempre lembrada quando houver algo relacionado ao setor com o qual você está particularmente familiarizado. Isso também contribui para traçar estratégias de marketing mais precisas, bem como para uma prospecção mais eficaz. Porém, lembre-se: quando você for criar a identidade visual, ela precisa ser condizente com a suaespecialidade.

Você pode encontrar uma fatia de mercado para que sua empresa torne-se referência e, assim, conquiste mais espaço. Essa, aliás, é uma das grandes vantagens de ter umescritório contábil com um foco específico: a credibilidade. Afinal, você vai atender um nicho e poderá se tornar especialista na área, gerando indicações entre aqueles que fazem parte do seu público. E como fazer isso? O primeiro passo é conhecer bem a sua empresa e o mercado. Avaliar o que cada concorrente tem desenvolvido e onde você pode encontrar uma brecha para mostrar sua eficiência e seu diferencial.

Um dos primeiros passos para a construção da sua marca e identidade é a definição do público-alvo. É a partir dessa informação que você vai definir todas as ações que serão desenvolvidas, como logotipo e uso de fontes, cores, etc. Cuidar bem da identidade do seu escritório é o maior bem que você pode fazer para sua empresa de contabilidade. Ela ajuda a se posicionar no mercado e traz resultados perenes, facilitando sua vida por muito tempo.

voltar